1 A Bíblia, a Palavra de Deus, é a única fonte e base para os Princípios que regem a vida espiritual, a vida de fé e prática das Igrejas Evangélicas Livres.

5 As condições para uma pessoa tornar-se membro de uma Igreja Evangélica Livre são: a fé pessoal em Jesus Cristo, o Filho de Deus, como único Salvador e Senhor, e um testemunho prático de vida cristã, nos moldes do Novo testamento.

2 As Igrejas Evangélicas Livres são comunidades, destinadas a viver e praticar os mandamentos e as ordenanças que o Senhor determinou à sua Igreja.

6 Igrejas Evangélicas Livres constituem uma parte da Igreja universal que professa a fé viva na pessoa de Senhor Jesus Cristo.

3 As Igrejas Evangélicas Livres constituem uma parte da Igreja universal que professa a fé viva na pessoa de Senhor Jesus Cristo.

7 Conforme a Bíblia, o batismo é o testemunho da união do crente com Cristo, na semelhança da sua morte, como também de sua ressurreição (Romanos 6:3-4). Praticamos o batismo do Cristianismo primitivo, por imersão na água, após o batizando ter feito publico a sua profissão de fé.

4 A Ceia do Senhor é uma ordenança de Cristo para os seus discípulos (I Coríntios 11:23-29); por isso a Igreja, em culto de louvor e adoração, celebra a Ceia do Senhor com espírito de humildade submissão ao Supremo Senhor da Igreja, e em plena e perfeita comunhão entre seus membros, conforme I Coríntios 10:16-17. Podem participar da Ceia do Senhor os visitantes, não membros da Igreja local, que pertencem ao Corpo de Cristo através do novo nascimento, conforme João 3:5, e atendam as condições do parágrafo anterior.

8 A Igreja participa conscientemente do desejo dos pais de consagrar seus filhos ao Senhor, desde a mais tenra idade, não os tornando, porém, membros da Igreja através deste ato.

9 As Igrejas Evangélicas Livres não se identificam com sociedades secretas e nem delas tomam parte.