23/05/21 JOSUÉ: Quando algo bom surge de algo ruim

JOSUÉ: O futuro se constrói hoje

Quando algo bom surge de algo ruim

Josué 9

Nós vivemos tempos bem esquisitos mesmo. Algo que temos ouvido muito, nos últimos anos é “Fake News“. Mas notícias falsas não são novidade.  Não somos a primeira geração que precisa lidar com as “Fake News“. A natureza humana é tão focada na aparência que muitas pessoas acham mais fácil contar uma mentira do que a verdade. Josué 9 conta a história dos gibeonitas, uma história que fala sobre como algo bom saiu de algo ruim. A história segue um enredo interessante:

 

Uma estratégia ousada (vv.1-13)

a) Primeiro, eles fingiram vir de alguma terra distante.

b) Depois, eles recorreram à bajulação.

 

Erros acontecem. Mas errar no básico? (vv.14,15)

Os judeus suspeitavam que algo estava errado, mas não podiam provar.

 

Uma solução justa (vv.16-27)

Agora que os israelitas sabem a verdade, o que farão?

 

O que Deus está nos mostrando aqui?

Compare Raabe e os gibeonitas. Ela era uma prostituta, eles vigaristas. Ela mentiu para o rei de Jericó, eles para Josué. Ambos fizeram isso para se salvar da destruição. Raabe acreditava que o Deus dos judeus era o único Deus verdadeiro, enquanto os gibeonitas sabiam que Deus havia entregue Canaã aos israelitas (v.24). Em ambos os casos, esses pagãos gentios ouviram o suficiente para que se convertessem. Assim fomos nós:

 

“[…] vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo” (Ef.2.12,13).

 

Pr. Frithold Krüger

Publicar um comentário