A boa notícia para todos

A boa notícia para todos (os que creem)

Romanos 3.21-31

 Estamos precisando de boas notícias, não é mesmo?

Após colocar todos sob a justa condenação de Deus, como poderia o homem condenado se tornar justo (aceito) aos olhos de Deus? Agora Paulo chega ao âmago da sua mensagem, oferecendo o caminho de Deus para salvação do homem.

Já ficou claro que o homem não pode ser justificado pela obediência à lei, porque esta apenas o condena, porém Deus oferece salvação através da obra maravilhosa do seu Filho Jesus, descritas por Paulo como “justificação”, “redenção” e “propiciação” que mostram como o sangue de Cristo paga o preço da libertação e livra o homem da ira de Deus. É assim que Deus “faz justiça”. A obra de Cristo, portanto, é a base da salvação. Porém, ela é uma dádiva da graça de Deus. Ela é generosa (extravagante), movida pelo seu amor, mas ela exalta o doador e coloca o homem na posição de humilde receptor. Por isso não há motivo para orgulho. Portanto, a graça de Deus é a causa da nossa salvação.

E por fim, Deus estabelece a fé como o meio para que o homem seja salvo. A salvação é recebida, mediante a fé (v.22,25,26,27,28,30). Paulo é enfático ao dizer que tanto o judeu quanto o gentio, são salvos pela fé e não mediante obras da lei no caso do judeu. Resumindo, somos salvos por causa da graça de Deus, com base na obra de Cristo e por meio da fé.

Qual é afinal, a boa notícia? Que Deus justifica condenados através da gloriosa redenção em Cristo, que é oferecida gratuitamente a judeus e não judeus, porém esta só pode ser recebida pela fé.

 

Pr. Roberto Welzel

 

 

Publicar um comentário