Queridos, vemos que Paulo escolheu Abraão como sendo um exemplo de justificação pela fé, então eu gostaria de pensar os motivos pelos quais ele fez essa escolha! A pergunta que fica então é: por que Abraão é um exemplo de fé?
Abraão é um exemplo de fé porque:
1 – Creu em Deus somente e por isso sua salvação foi concretizada!
2 – Era feliz pois se tornou justo diante de Deus.
3 – Desfrutou da justificação (salvação) de forma plena.
4 – Entendeu que a justificação estava disponível por meio da fé.
5 – Através de sua vida exemplar, a justificação pela fé alcançou a sua descendência.
6 – Mostra que Deus é infinitamente capaz de realizar o que era impossível aos homens (Carlos Osvaldo).
7 – Mostra que devemos crer no Cristo Perfeito que ressuscitou dos mortos para termos vida eterna!
Conclusão:
- Queridos, Abraão entendeu que somente o Senhor poderia garantir o céu para ele pois Deus é Justo e Justificador e a fé desse homem é tão incrível que deve nos impulsionar a entender que “a morte de Cristo pelo pecado do mundo alterou toda a posição da humanidade no seu relacionamento com Deus, pois Ele reconhece o que Cristo fez pelo mundo, quer o homem aceite isso, quer não” (Teologia Sistemática de CHAFER).
- O resultado de tudo isso é a justificação em Cristo Jesus. Ela nada mais é do que a ideia de que por meio de Cristo o ser humano se torna justo diante de Deus, e assim, o céu se torna adequado/apropriado para este que tem Jesus como Senhor e Salvador, visto que segundo Russell Shedd, “nós estamos aquém do padrão que Deus requer, portanto, não atingimos o alvo por Ele proposto. Somente em Cristo nosso caso é resolvido”.