Amor e obediência

 

 

Hoje vamos iniciar uma série de mensagens sobre o tema “Vivendo o melhor da vida” baseado em Gálatas capítulo 5 versos 16 a 23.

Gálatas é um dos primeiros documentos do cristianismo, tem um relacionamento direto com antigo testamento, em relação a lei possui uma importância significativa porque provavelmente foi a primeira carta de Paulo escrita aos cristãos, os estudiosos não têm certeza absoluta, mas ela pode ter sido escrita no final do ano 49 até o ano 55, essa carta foi enviada para as igreja da região da Galácia onde hoje é a Turquia, ela reflete a discussão importante dos primeiros Cristãos sobre qual era o papel da lei e qual a relação com os elementos do antigo testamento para os novos convertidos.
Depois que os primeiros cristãos gentis se convertem e qual seria o procedimento deles? Surge um grupo dentro da igreja denominado de Judaizante que achavam que deveria se converter ao judaísmo e Paulo condena a posição dos judaizantes como um legalismo anticristão.
A partir do capítulo 5 da carta vemos uma parte prática de vida cristã. Paulo ensina aos irmãos de Gálatas como viver de uma maneira que agrada a Deus seguindo o caminho da graça e da fé.

 

Podemos viver o melhor da vida através do amor e obediência quando:

1) Andamos no Espirito v.16

É mais do que um caminhar com o Espírito, mas é ser completamente cheio do Espírito, estar continuamente dominado, renovado, transbordando da virtude do mesmo.

2) Lutamos contra a carne v.17

Paulo escrevendo aos Gálatas faz uso da palavra grega sarkoV, que se origina da palavra sarx (Carne) não no sentido meramente humano, como se a carne em si fosse má, pois não é. Paulo usa  no sentido de “natureza” humana, o que é completamente oposto a carne humana.
Paulo está enfatizando a carne, como aquilo “…que existe no homem à parte de Deus, que se opõe com ímpeto contra Deus.”, ou melhor, a natureza depravada, corruptível, deturpada do homem.

3) Desfrutamos da Liberdade de ser guiado pelo Espirito v.18

Na medida que aprendemos a andar no Espírito, a carne fica subjugada, de tal maneira que não faço o que quero, mas ando continuamente cumprindo a vontade do Espírito.
Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus; e assim herdeiros, e livres.

CONCLUSÃO

Só é possível viver o melhor da vida quando entregamos ela ao Senhor Jesus e desfrutamos de uma nova vida em Cristo, e para isso acontecer precisamos crer no Deus criador, reconhecer que estamos distante Dele através do pecado e que devemos crer em Cristo para perdão de nossos pecados nos reconciliando com Deus. Em resposta ao sacrifício de Jesus na cruz nos desenvolvemos um relacionamento de amor e obediência a Ele, sendo guiados pelo seu Espirito e lutamos contra os desejos carne nessa caminhada.

Publicar um comentário