Lições para os semeadores da palavra

Lições para os semeadores da palavra

Mateus 13:1-9 e 18-23

 

 

 

O que é uma Parábola? É uma história que traz uma verdade espiritual impactante. A ideia da parábola é “colocar alguma coisa ao lado de outra para medida ou comparação” (A.T. Robertson. Comentário de Mateus & Marcos CPAD).

Os tipos de solo e pessoas são:

♦ Beira do caminho: “Terra batida do caminho que atravessava o campo” (Moody). As sementes não penetravam porque o chão era duro. No coração duro, assim como o chão, a Palavra de Deus não penetra. Logo, o Diabo (pássaros no exemplo) vem e arranca a semente.

 

♦ Terreno pedregoso: É um solo cheio de pedras com uma fina base de terra. “As sementes lançadas brotariam rapidamente, pois o sol iria aquecer a fina crosta de terra; mas por falta de raiz e umidade, a planta rapidamente iria queimar e secar” (Moody). A pessoa gosta da Palavra, pensa em mudar de vida, mas depois de ouvir, sai da Igreja e volta a viver como se nada tivesse acontecido.

 

♦ Terreno com espinhos: Os locais na Palestina não eram tão tranquilos para plantar, haviam espinhos. E eles representam as pessoas que dão ouvidos para as coisas que estão enraizadas em suas vidas.

 

♦ Terra boa e fértil: A semente é plantada e depois de um tempo seu fruto é colhido. É a pessoa que persiste e quando estiver frente a frente com o Pai, ouvirá, “Servo bom e fiel!; venha e participe da alegria do seu senhor!’ (Mateus 25:23 partes a. e c.)

Conclusão


Nem todos irão crer ou ter uma vida com Jesus! No entanto, te encorajo a não desanimar diante dos solos encontrados. No Senhor o seu trabalho não é em vão!

Permaneça ligado a Videira Verdadeira que é Jesus! (João 15:1, 4-5).

Publicar um comentário