O valor da Propriedade

O valor da Propriedade

Êxodo 20.15

 

O 8° Mandamento

 

Em Êxodo capítulo 20, temos a ministração dos 10 mandamentos, cujo objetivo era apresentar ao povo de DEUS um estilo de vida limpo, obediente e prático, os seis últimos estão diretamente ligados ao relacionamento com o próximo.
DEUS mostra ao povo o dever de amar e respeitar uns aos outros. Ao observar esse versículo bíblico não furteis ou não roubeis, parece ser algo fácil para o cumprimento dos discípulos de Jesus, pois esperamos que todos que vivem em uma comunidade de fé tenham uma vida honesta em seus relacionamentos com o seu próximo e aos bens adquiridos.

Precisamos saber a diferença da palavra furtar e roubar. No Antigo testamento em hebraico “furto” significa “GANAB” e é relativo. Então furtar e roubar implica em enganar, em ambos os casos quem comete tal prática é ladrão.

Este versículo ocorre 39 vezes no AT e diz respeito a sequestro de pessoas que eram roubadas e vendidas como escravos (por exemplo, José)

1- O 8° mandamento não furtar vai além de apenas pegar o que não é seu.

2- Este versículo é muito atual, pois proíbe tomar o bem do outro e prejudica-los nos seus bens.

Conclusão: Todo ser humano tem o direito de possuir bens ou propriedade, tendo conseguido de maneira licita ninguém tem o direito de priva-lo.

 

Missionário Paulinho dos Santos

Publicar um comentário